Curitiba, Sábado 23ºC Predomínio de Sol

Cultura Cultura

Conheça a história do maior bloco carnavalesco de Curitiba

10 de Fevereiro de 2021
Compartilhar:
Conheça a história do maior bloco carnavalesco de Curitiba

Curitiba sempre teve fama de quem não gosta e não tem carnaval. Os próprio curitibanos acreditam nisso. Porém, graças a um famoso bloco carnavalesco, essa imagem está mudando.

Você, se for de Curitiba, com certeza já ouviu falar neles: Garibaldi’s e Sacis. O bloco que atua no pré-carnaval curitibano há 21 anos.


A ideia surgiu há 21 anos atrás após uma conversa sobre Curitiba não ter carnaval. O bloco foi fundado por Itaércio Rocha e teve os primeiros ensaios no Terreiro Pai Maneco.

Os Garibaldi’s e Sacis atuam no pré-carnaval, mas não atuam no carnaval. O motivo disso é justamente uma piada: continuar a falar que não há carnaval em Curitiba.


No começo, o bloco saia do Largo da Ordem quando acabava a feirinha, isso para atrair o público. De 200 foliões no início, hoje o bloco consegue reunir mais de 10 a 15 mil foliões no pré-carnaval curitibano.

Hoje, os Garibaldi’s e Sacis são o principal bloco da cidade, também inspirou o surgimento de novos blocos e de um maior investimento privado e público nas festas de carnaval da cidade.


Cada dia de folia o bloco organiza um tema para que os foliões se fantasiem e desfilem pela Avenida Marechal Deodoro, ou em outros pontos de atuação do bloco.

Infelizmente, devido a pandemia, o bloco não desfilará em 2021.


  • Compartilhar: