Curitiba, Terça-Feira 20ºC Predomínio de Sol

Cultura Cultura

Conheça a história do tradicional Bondinho da XV

22 de Dezembro de 2020
Compartilhar:
Conheça a história do tradicional Bondinho da XV

Todos que passam pela XV de Novembro, em frente ao Palácio Avenida, pode ver o belo e famoso Bondinho da XV.

O que pouca gente conhece é a história deste bondinho onde hoje funciona uma biblioteca.


Bem, o bondinho foi instalado no local em 1973, para lembrar dos bondinhos que circulavam em Curitiba no final do século XIX e início do século XX. Porém, a notícia que pega todo mundo de surpresa: o Bondinho da XV jamais circulou por Curitiba.

É isso mesmo! Por mais que Curitiba possuiu inúmeros bondes durantes décadas, este bonde especificamente não andou pelas ruas curitibanas.


O bonde, modelo Birley, teve seus anos de trabalho, mas em nenhum desses anos foi em Curitiba. O bondinho foi usado na cidade de Santos, no litoral de SP.

Porém, apesar deste bonde não ter circulado em Curitiba, outros bondes do mesmo modelo foram utilizados nas ruas curitibanas. Estes bondes ainda existem e estão guardados em uma garagem. Há um projeto de colocar um desses bondes em circulação no Centro Histórico.


O Bondinho da XV foi trazido de Santos para Curitiba porque houveram bondes de mesmo modelo na capital paranaense. Inicialmente, o objetivo era que o bondinho fosse um lugar de recreação para as crianças.


De 1973 para cá, o bonde passou por muitas reformas e mudanças na sua utilização. Foi usado como um lugar de recreação infantil até meados dos anos 80, quando passou a ser usado como um ponto de informações turísticas. Isso até 2010, quando passou por um processo de revitalização e foi transformado em uma biblioteca.


Hoje, o Bondinho da Leitura contêm cerca de 2500 obras que estão disponíveis gratuitamente para empréstimo.

Para realizar o empréstimo basta apresentar um documento oficial com foto ou, se preferir, pode ler por ali mesmo.




  • Compartilhar: