Curitiba, Terça-Feira 20ºC Predomínio de Sol

Cultura Cultura

Viagem no Tempo: Conheça uma das lojas mais antigas de Curitiba

09 de Dezembro de 2020
Compartilhar:
Viagem no Tempo: Conheça uma das lojas mais antigas de Curitiba

Não há mais bondes sobre os trilhos. Não há mais funcionários da prefeitura entrando e saindo do Paço da Liberdade. Não há mais carros do início do século passado rondando o Centro de Curitiba.

 

Porém, de 1917 para cá, algo permaneceu lá, intacto, permanecendo em pé em meio a tantas coisas que vieram e se foram: a Casa Edith.

 

Não é só a existência da loja e nem o local que permaneceu sem mudança durante todo esse tempo, mas os produtos vendidos pela loja permanecem o que era moda na época da sua fundação. São suspensórios, bengalas, ceroulas, cartolas, entre outros vestuários que era moda em 1917.


A loja foi criada em 1917 pelo libanês Kalil Karam, que homenageou sua filha Edith Karam. Até a década de 30 a loja matriz ficava na Praça Tiradentes onde hoje é a Pernambucanas. A loja da Praça Generoso Marques foi aberta em 1925 como uma filial.


A loja foi administrada pelos herdeiros da família Karam até meados da década de 60, quando foi vendida ao imigrante romeno Virgil Trifan e Franklin Rodrigues.

 

Virgil decidiu manter o nome da loja devido a popularidade que ela já havia adquirido.


A Casa Edith ocupa um casarão neoclássico construído em 1879 e é tombado como Patrimônio Histórico.


  • Compartilhar: