Curitiba, Segunda-Feira 28ºC Predomínio de Sol

Projeto Social Projeto Social

Conheça os jardins comunitários de Curitiba

02 de Dezembro de 2020
Compartilhar:
Conheça os jardins comunitários de Curitiba

Motivados por causas diferentes, três moradores do bairro Santa Cândida tomaram uma atitude para mudar a situação do bairro: começaram, de forma voluntária, a transformar terrenos baldios em jardins e hortas comunitárias.

 

Os espaços tornam o ambiente do bairro mais belo, evitam o acumulo de lixo e a proliferação de animais e insetos que causam doenças.

 

A ação começou graças ao morador do bairro, João Batista da Silva, que se inspirou em um grupo que se uniu para realizar a limpeza do Rio Atuba. Essa ação funcionou como um efeito dominó: outros vizinhos que viram o que João fez começaram a plantar e a limpar terrenos em suas ruas. Esse é o caso da moradora Rosélia Koppen que construiu um jardim na margem do Rio Atuba, já na divisa com a cidade de Colombo.

 

Outros vizinhos começaram a ajudar no cuidado desses jardins, além de começarem a criar seus próprios jardins. É o caso dos moradores da Rua Avicena que criaram um espaço, antes sujo e abandonado, em uma horta comunitária que foi batizada como Bela Hortinha, que se encontra ao lado do CEI Bela Vista do Paraíso.

 

A Bela Hortinha se tornou um espaço de cultivo e de socialização para os moradores da região. Todo o trabalho, desde a compra de maquinário e materiais até o serviço braçal, é feita de forma voluntária pelos moradores.

 

Fica a inspiração para todos vocês!


  • Compartilhar: